Uma pesquisa realizada pela UNESCO com relação à presença de drogas dentro da escola, mostra que o número de alunos que afirmam ter presenciado o uso de drogas na escola é duas vezes superior ao de membros do corpo técnico-pedagógico: 23,1% (1.070.393) dos alunos dizem existir drogas nas escolas ante a 10,8% (338) dos professores constatam o mesmo.
A realidade da maioria das escolas do nosso país, vivem um momento preocupante em relação ao uso de drogas. Frequentemente vemos professores e demais profissionais destas instituições pedirem por socorro, pois em sua maioria permanecem como reféns diante desta realidade, pois não sabem o que fazer, como fazer e onde buscar ajuda, sentindo-se muitas vezes sozinhos e desanimados.
Sabemos que a escola é um importante ambiente para socialização e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nela são vivenciadas as primeiras frustrações, medos, desafios, elaboração de sua identidade. Justamente por isso, deveria ser um local seguro para passar pelos desafios e dificuldades inerentes a cada etapa, de uma forma saudável e assertiva.
Mas, como é possível lutar contra dados tão alarmantes e tristes? Como professores e funcionários escolares, podem “limpar a escola” de ameaças tão nocivas?
A prevenção é sem dúvida, a forma mais eficaz de combater essa realidade desastrosa. Do latim Praeventione: Ação de prevenir advertindo! Quando a informação de qualidade chega até os componentes do universo escolar, é possível proporcionar um ambiente seguro, para os que ainda não experimentaram, e de ajuda e confiança, para os que já abusaram das drogas. Os desafios na educação já são diversos e difíceis, e se aliados aos problemas causados pelas drogas então, se tornam ainda maiores.
A Escola não pode e nem precisa ficar sozinha, em um cenário tão desafiador como o que vivemos. É preciso investir em conhecimento, educação e proteção para atuar de forma assertiva e pontual, respeitando a realidade de cada comunidade escolar, cada escola é única.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
(Rubem Alves)
Joelma Nunes Della Justina
Doutoranda em Psicologia Social